Varicocele

Varicocele


O que é?

A varicocele é a presença de varizes ou veias dilatadas em volta de um ou ambos os testículos. Até 25% dos homens podem apresentar varicocele e sua frequência aumenta com a idade. 

A dilatação das veias provoca alterações do fluxo sanguíneo local, levando à alterações de temperatura e acúmulo de toxinas que podem causar alterações na produção e/ou na qualidade dos espermatozóides. A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina. 

Normalmente, a varicocele é um doença primária do testículo, sendo mais comum o acometimento do testículo esquerdo do que o direito. Embora raro, em allguns casos, a varicocele pode ser um sinal de doenças mais graves, como tumores renais.

Envie suas Dúvidas

Agendamento Online

Saúde do Homem e Andrologia

Sintomas e diagnóstico

A maior parte dos homens com varicocele não apresenta nenhum sintoma. Mesmo assinotmáticos, esses homens podem apresentar já algum grau de subfertilidade ou mesmo infertilidade e, nesses casos, podem apresentar dificuldade para conseguir engravidar sua parceira. Quando sintomático, o portador de varicocele pode apresentar: 
  • Dor testicular
  • Sensação de peso no testículo ou escroto
  • Redução do tamanho ou do volume do testículo acometido
  • Veias dilatadas ou varizes visíveis no escroto
Pacientes com sintomas, suspeita de varicocele ou com casasis que têm dificuldade para conseguir engravidar, devem ser avaliados por um urologista de confiança.

O diagnóstico é feito pelo exame clínico, onde o médico especialista poderá identificar de imediato a presença das varizes. Normalmente, é realizado um exames confirmatório que é a ultrassonografia com Doppler dos testículos.

Todo homem com mais de 18 anos e diagnóstico de varicocele deve ser submetido à avaliação de fertilidade.
Ativo 4

Existe tratamento?

O tratamento da varicocele é indicado nos casos de homens em que é identificado algum grau de  subfertilidade ou infertilidade, definido pelos dados clínicos, pela ultrassonografia com Doppler e pelo exame do espermograma. Outro critério é a existência de assimetria ou redução do volume ou tamanho do testículo acometido.

Quando necessário, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia para correção da varicocele é a varicocelectomia microcirúrgica. Através do emprego do microscópio, podemos oferecer uma técnica mais segura e eficiente para recuperação da fertilidade e prevenção de complicações, como ligadura inadvertida de artérias, vasos linfáticos e canal deferente, que poderiam causar atrofia testicular, sangramento ou hidrocele secundária.

A microcirurgia deve ser feita com em regime de internação hospitalar com anestesia geral. O tempo de cirurgia é de cerca de 60-90 minutos, dependendo de ser abordagem uni ou bilateral. Normalmente, a alta médica ocorre no mesmo dia. E a recuperação pós-cirúrgica é bem mais rápido quando comparada com outras técnicas de cirurgia aberta sem uso de microscópio.
Gostaria de uma segunda opinião?
Share by: