O tratamento da varicocele é indicado nos casos de homens em que é identificado algum grau de subfertilidade ou infertilidade, definido pelos dados clínicos, pela ultrassonografia com Doppler e pelo exame do espermograma. Outro critério é a existência de assimetria ou redução do volume ou tamanho do testículo acometido.
Quando necessário, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia para correção da varicocele é a varicocelectomia microcirúrgica. Através do emprego do microscópio, podemos oferecer uma técnica mais segura e eficiente para recuperação da fertilidade e prevenção de complicações, como ligadura inadvertida de artérias, vasos linfáticos e canal deferente, que poderiam causar atrofia testicular, sangramento ou hidrocele secundária.
A microcirurgia deve ser feita com em regime de internação hospitalar com anestesia geral. O tempo de cirurgia é de cerca de 60-90 minutos, dependendo de ser abordagem uni ou bilateral. Normalmente, a alta médica ocorre no mesmo dia. E a recuperação pós-cirúrgica é bem mais rápido quando comparada com outras técnicas de cirurgia aberta sem uso de microscópio.