Urodinâmica

Urodinâmica


O que é?

Urodinâmica é um exame específico da Urologia que nos auxlia no diagnóstico das disfunções miccionais. Sintomas como perda de urina ou incontinência urinária após cirurgia de próstata, desejo incontrolável de urinar - que chamamos urgência - ou perda de urina aos esforços (como tossir, espirrar, carregar peso ou fazer alguma tividade física) são algumas das indicações para realização desse teste.

Na urodinâmica, simulamos um ciclo de micção completo, com enchimento e esvaziamento da bexiga. Durante as duas fases, uma série de testes e de medidas são realizados, para uma avaliação detalhada do funcionamento da bexiga.

O Dr. Fernando Saito realiza o exames urodinâmicos de seus prórpios pacientes e de pacientes encaminhados por outros urologistas e ginecologistas que procuram por um serviço de alta qualidade, confiabilidade e atenção.

Envie suas Dúvidas

Agendamento Online

Saúde do Homem e Andrologia

Principais indicações da urodinâmica

Incontinência urinária de esforço

Esse tipo de incontinência (perda de urina involuntária) é muito mais comum entre as mulheres, sobretudo após a menopausa, e que tiverammais de uma gestação. E se caracteriza por uma perda de urina que ocorre ao tossir ou espirrar, carregar algum peso, durante alguma atividade física, como caminhada ou academia, e mesmo durante a relação sexual. No início, as perdas são eventuais, mas ao longo do tempo podem se tornar muito mais frequentes, levando a perda de qualidade de vida devido principalmente a vergonha ou constrangimento que a doença pode causar. O exame urodinâmico ajuda na avaliação do grau de gravidade da incontinência, auxiliando a tomada de decisão a cerca da melhor forma de tratamento - que varia de mudanças de estilo de vida, fisioterapia até a o tratamento cirúrgico

Incontinência urinária após cirurgia de próstata

Embora rara, a incontinência (perda involuntária de urina) pode ocorrer em graus diferentes nos pacientes submetidos à cirurgia de próstata, sobretudo no tratamento do câncer de próstata. Normalmente, a perda urinária é transitória e a recuperação do controle volta em até 6 meses da cirurgia. No entanto, de 2 a 8% dos homens, podem permanecer com algum grau de perda de urina. O exame urodinâmico complementa a avaliação clínica e urológica do paciente, auxiliando o urologista e o paciente na escolha do melhor métodos para tratamento da incontinência.  . 

Hiperplasia prostática benigna

A HPB ou hiperplasia prostática benigna é o aumento benigno da próstata que acomete homens acima de com mais de 40 anos de idade. Embora benigno, diferentemente do câncer de próstata, o crescimento provoca dificuldade progressiva para urinar. Em alguns casos, pode se tornar mais difícil o diagnóstico de HPB. E muitos urologistas solicitam a avaliação urodinâmica para melhor compreensão dos sintomas e indicação do melhor tratamento. Por exemplo: paciente com próstata pequena e sintomas urinários; pacientes com HPB e diabtes; pacientes já operados para HPB e que mantiveram ou recidivaram sintomas miccionais, paciente com alguma doença neurológica, como sequela de AVC e que não estão urinando bem.
Ativo 4

Preparo para o exame urodinâmico

Preparo

1) Não é necessário jejum para esse exame.
2) Não urinar a partir de 2h antes do exame. Comparecer à clínica com a bexiga cheia.
3) Apresentar o pedido médico no dia da realização do exame à nossa recepção.
4) Chegar com poelo menos 10 minutos de antecedência no local. 
5) O exame só pode ser realizado com agendamento prévio.
6) Pacientes com mobilidade reduzida deverão ter um acompanhante maior de 21 anos.
7) Apresentar um exame de cultura de urina recente que deve ser negativo.
8) A duração do exame é de 45 minutos.

Contra-indicações

1) O exame não pode ser realizado com infecção urinária ativa.
2) Não realizamos o exame em pacientes com alergia à latex.
3) Não agendar exame no fluxo mais alto do período menstrual.

Pós-exame

1) É possível o retorno ao trabalho após a realização do exame.
2) Serão fornecidas receitas de antibióticos preventivos e analgésicos se necessário.
3) Pode ocorrer sangramento e ardência leve para urinar nas primeiras 24-48h após o exame.

Cuiados especiais

Em casos de febre, calafrios ou outra intercorrência, o paciente deve entrar em contato em um dos consultórios do Dr. Fernando Saito ou com seu médico assistente. Embora raro, pode ocorrer infecção urinária após a realização desse exame em 1 a 2% dos pacientes.


Agendar um exame
Share by: