Ejaculação Precoce

Ejaculação Precoce


O que é a Ejaculação Precoce?

A ejaculação precoce se caracteriza por uma falta de controle do homem sobre a ejaculação, que acaba ocorrendo de forma rápida, antes ou logo após o início da penetração.  

Alguns especialistas definem essa disfunção como presente sempre quando, entre o início da  penetração e a ejaculação, se passarem menos de 1 minuto.

A Ejaculação Precoce é comum?

A ejaculação precoce acomete cerca de 20% de todos os homens brasileiros, de todas as idades, podendo estar associada ou não a problemas na ereção. 

A ejaculação rápida gera grande frustração para os homens - que sofrem por não conseguir satisfazer a(o) parceira(o) - e para os casais que muitas vezes têm a qualidade de suas relações afetada, gerando angústia, desconfiança, insatisfação ou mesmo sofrimento. 

Envie suas Dúvidas

Agendamento Online

Saúde do Homem e Andrologia

Quais as causas da Ejaculação Precoce?

Assim como de outras disfunções sexuais, as causas da ejaculação precoce costumam ser multifatoriais. 


Ela pode ocorrer desde o início da atividade sexual, na primeira experiência ou relação sexual do indivíduo. Ou ela pode ocorrer após um período de "normalidade" da vida sexual do paciente.


Pode estar presente um fator físico, uma sensibilidade aumentada na glande, gerando impulso incontrolável para ejacular. E s empre há um fator psicológico relevante, associado muitas vezes à ansiedade, medo de não satisfazer o(a) parceiro(a), insegurança ou mesmo inexperiência. 


Em homens mais velhos, é muito comum o aparecimento da ejaculação precoce associada à disfunção erétil.

Ativo 4

Existe tratamento para Ejaculação Precoce?

A ejaculação precoce tem tratamento. O urologista especialista em Medicina e Terapia Sexual é o profissional treinado para a correta avaliação de cada paciente, e para a escolha do melhor tratamento.

O tratamento da ejaculação precoce se baseia na associação entre o tratamento medicamentoso com a Terapia Sexual (individual ou do casal). A associação entre o tratamento medicamentoso e a terapia é a que oferece melhores e mais duradouros resultados a longo prazo. 

Enquanto as medicações ajudam a reduzir a ansiedade, na Terapia Sexual o paciente e sua parceria irão aprender algumas manobras e exercícios que inibem a vontade de ejacular e aumentam o controle sobre ela. 

O sucesso do tratamento depende essencialmente da relação de apoio e confiança entre médico e paciente e de uma boa adesão aos tratamentos e terapias propostos. 
Agende uma Consulta

Disfunção Erétil tem tratamento?

Sempre. Para isso, o paciente deve fazer uma avaliação clínica detalhada. Todos os fatores (físicos, psicológicos, situacionais, sociais e culturais) precisam ser analisados, tanto os específicos da sexualidade, como das condições de saúde geral do paciente. Um exame clínico completo é obrigatório. 

Em alguns casos, são realizados exames laboratoriais e ultrassom. Um especialista sério irá indicar exames somente quando necessário. Fuja das clínicas de "vendem" exames e tratamentos milagrosos.

O tratamento da disfunção erétil se baseia na combinação do uso de medicações com sessões de Terapia Sexual, individual ou com o casal. 

É possível também o uso de medicações injetáveis, mais potentes do que as medicações de uso oral. Para uso seguro e correto dessas medicações, sempre realizo um treinamento, para que o paciente se sinta seguro e capacitado a fazer as auto-aplicações.

Em cerca de 25% dos pacientes no entanto, o tratamento clínico com medicações orais ou injetáveis não é eficaz. Nesses casos, indico o tratamento cirúrgico, baseado no implante da prótese peniana. Existem diferentes tipos de prótese peniana.

Seja qual for a forma de tratamento oferecida, o objetivo é sempre o de devolver a confiança e satisfação de uma vida sexual ativa e plena para o paciente.
Agende uma Consulta
Share by: